Você está buscando informações sobre como abrir MEI gratuito? Parabéns, você está no caminho certo para conseguir formalizar seu negócio da maneira correta. O procedimento de formalização como MEI é bastante simples como você verá aqui.
Após finalizar o processo de abertura do MEI, você passará a ter CNPJ, acesso a serviços bancários e benefícios previdenciários. Veja a seguir como abrir um MEI gratuito.
Como abrir MEI gratuito?
Importante deixar claro que o procedimento de abertura do MEI é totalmente gratuito. Algumas empresas cobram para realizar esse serviço, contudo, você mesmo pode fazer a abertura do MEI online e gratuitamente. Caso queira o auxílio de um contador, pode contar com esse serviço profissional, mas não é obrigatório.
O procedimento é bem simples, todo feito pela internet. Veja nosso passo a passo:
Passo a passo para abrir um MEI gratuito
-
1º Passo – Pesquisa
Nem toda atividade pode ser cadastrada como MEI. Antes de iniciar a inscrição, veja se a atividade por você exercida encaixa-se na categoria de MEI, acesse a Lista de ocupações permitidas.
Lembre-se também do limite anual de faturamento de de R$ 81.000,00. Empresas com faturamento anual maior que esse devem ser formalizadas em outra categoria.
-
2º Passo – Cadastramento
O processo de abertura do MEI é totalmente online e gratuito.
Trata-se do simples preenchimento dos seus dados, não tem erro, o próprio sistema vai encaminhando o preenchimento. Mas não se preocupe que abaixo mostramos um vídeo de orientação.
O preenchimento deve ser feito no site oficial do governo: clique aqui. Na página, clique em “Formalize-se”.
Entre com sua conta gov.br. Caso ainda não possua, crie uma. Esse processo também é online e gratuito. O procedimento é bem simples, siga o passo a passo do próprio site.
Caso ainda restem dúvidas, você pode entrar em contato com o SEBRAE por meio do telefone 0800-570-0800.
-
3º Passo – Pós-Cadastramento
Após concluir o procedimento de cadastro como MEI, o CNPJ e o número de inscrição na Junta Comercial são gerados imediatamente e não há necessidade de encaminhar qualquer documento à Junta Comercial. Parece muito simples e é assim mesmo, tudo é feito online.
Concluído o cadastro, gere seu o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual – CCMEI e arquive.
-
4º Passo – Custos após formalização
O procedimento de abertura do MEI é todo feito de maneira gratuita, como mostramos. No entanto, como qualquer empresa, há custos de manutenção.
Os custos do MEI são bastante reduzidos, giram em torno de R$ 60,00. Trata-se do pagamento dos impostos em uma única guia, o que facilita bastante a manutenção. Você deve pagar essa guia até o dia 20 de cada mês.
Para gerar sua guia mensal, acesso o PGMEI da Receita Federal.
Além disso, visando manter a organização do negócios, o MEI deve fazer seu relatório mensal das receitas conforme mostramos aqui. É bem fácil de preencher.
Declaração Anual
Além do pagamento da guia mensal, anualmente o MEI deve apresentar sua declaração de rendimento em relação ao ano anterior, a Declaração Anual do Faturamento do Simples Nacional (DASN-SIMEI).
Você faz o preenchimento de maneira bem simples e também online. Caso você tenha feito o preenchimento dos relatórios mensais das receitas que falamos antes, basta fazer a soma e colocar o valor total de receitas do ano e enviar.
Importante ressaltar que a apresentação da declaração anual é obrigatória para todos os MEIs, independente do faturamento.
Veja esse vídeo do SEBRAE que mostra o passo a passo de como abrir um MEI: