Começou hoje, 13/05/2024, o programa Desenrola Pequenos Negócios. Com isso, pequenos empreendedores como MEIs, micro e pequenas empresas poderão participar do programa e renegociar suas dívidas.
Desenrola Brasil para MEI
As pequenas empresas poderão realizar a renegociação das dívidas vencidas até 23/01/2024. Para participar do programa, os interessados deverão entrar em contato com os bancos participantes.
Na administração de seus negócios, é comum fazer uso de linhas de crédito para manutenção e crescimento. Dependendo da forma de negociação e estratégia adotada, essa é, inclusive, uma prática que pode fazer seu negócio crescer bastante.
Contudo, muitas vezes o empreendedor acaba se perdendo no gerenciamento dos empréstimos e gerando dívidas que não consegue pagar. Essa falta de gerenciamento, muitas vezes, põe fim a negócios promissores.
Por essa razão, quando surgem oportunidades de negociação das dívidas, o empreendedor deve aproveitar e colocar seu empreendimento novamente no rumo certo.
Como funciona o Desenrola Pequenos Negócios?
O programa Desenrola Pequenos Negócios, assim como foi feito para pessoas físicas, foi desenvolvido e é garantido pelo governo federal. O programa atua como facilitador na renegociação de dívidas.
O MEI que possui dívidas e deseja renegociar deve procurar o banco credor, ou seja, o banco no qual o empreendedor possui dívidas vencidas. Aqui podem ser consultadas empresas participantes.
Não existem prazos e condições fixas. Os traços da renegociação diferenciada são definidos pela instituição bancária.
Segundo a Febraban, apenas os bancos cadastrados poderão participar o programa. Caso seu banco não participe, uma possibilidade é realizar a portabilidade da dívida para outro banco integrante do programa, o que poderá facilitar sua negociação.
Nesses momentos é importante ficar atento às tentativas de golpes. Não realize quaisquer negociações por canais não oficiais. Faça as negociações diretamente com os bancos.
Entrarão nas negociações apenas as dívidas vencidas há mais de 90 dias na data de lançamento do programa. Não há limites para o valor da dívida ou de prazo para pagamento.
Aproveite a oportunidade
Você que é MEI e está com dívidas vencidas deve aproveitar essa oportunidade para colocar suas finanças em ordem. Talvez essa seja a oportunidade de colocar seu negócio novamente no rumo certo.